Prioridades (Ex. 1:19)

וַתֹּאמַרְןָ הַמְיַלְּדֹת אֶל-פַּרְעֹה כִּי לֹא כַנָּשִׁים הַמִּצְרִיֹּת הָעִבְרִיֹּת כִּי-חָיוֹת הֵנָּה בְּטֶרֶם תָּבוֹא אֲלֵהֶן הַמְיַלֶּדֶת וְיָלָדוּ

“E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.” (Shemot/Êxodo 1:19)

No episódio acima, as parteiras egípcias mentiram para faraó, enganando-o quanto à razão pela qual deixaram viver as crianças. E, no entanto, foram abençoadas pelo Eterno. Isso demonstra que na Torá há uma escala de valores. Embora mentir não seja algo positivo, muito pior seria permitir o assassinato de crianças. Os valores da Torá nem sempre são simplesmente faça ou não faça. Há que se estar atento pois há coisas que têm prioridade sobre outras. Quando duas coisas entram em conflito, é importante saber qual delas priorizar. Esse entendimento muitas vezes pode ser a diferença entre um justo e um fanático. Por essa razão, a reflexão constante sobre as Escrituras é fundamental.

© 5776 – Qol haTorá (www.qol-hatora.org) – Proibida a reprodução sem consentimento prévio.

Comentários

comments