Limpeza (Especial para PessaH)

שִׁבְעַת יָמִים מַצּוֹת תֹּאכֵלוּ–אַךְ בַּיּוֹם הָרִאשׁוֹן תַּשְׁבִּיתוּ שְּׂאֹר מִבָּתֵּיכֶם כִּי כָּל-אֹכֵל חָמֵץ וְנִכְרְתָה הַנֶּפֶשׁ הַהִוא מִיִּשְׂרָאֵל–מִיּוֹם הָרִאשֹׁן עַד-יוֹם הַשְּׁבִעִי

“Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.” (Shemot/Êxodo 12:15)

Durante a limpeza do hames (levedado), em preparação para a Semana dos Ázimos, nos deparamos com coisas que há muito estavam guardadas, e que já não tem nenhuma utilidade. Às vezes, temos até tristeza de nos desfazermos de certas coisas, mas é necessário, para que possamos celebrar a festa com alegria. Isso reflete também a realidade de nossas vidas. Há coisas guardadas, levedadas e azedadas, que precisamos ter a coragem de deixar para trás. O medo de jogá-las fora pode nos deixar mais infelizes do que se tentarmos nos agarrar a ela. Aproveitemos a época, e limpemos não apenas as nossas dispensas, mas também o mais profundo de nossos corações. Joguemos fora o que é velho, para que o novo possa surgir.

© 2014 – Kol haTorah (www.kol-hatorah.org) – Proibida a reprodução sem consentimento prévio.

Comentários

comments