Pedras e Bênçãos (1 Sm. 7:12)

וַיִּקַּח שְׁמוּאֵל אֶבֶן אַחַת וַיָּשֶׂם בֵּין-הַמִּצְפָּה וּבֵין הַשֵּׁן וַיִּקְרָא אֶת-שְׁמָהּ אֶבֶן הָעָזֶר; וַיֹּאמַר עַד-הֵנָּה עֲזָרָנוּ יהוה

“Então tomou Shemu’el uma pedra, e a pôs entre Mispá e Shen, e chamou-lhe Even ha`azer; e disse: Até aqui nos ajudou ADONAY.” (Shemu’el Alef/1 Samuel 7:12)

Shemu’el haNavi (o profeta Samuel) sabiamente colocou uma pedra num local em que o povo recebeu uma vitória após clamar incessantemente ao Eterno. Sua frase seguinte ficaria muito conhecida: Até aqui nos ajudou ADONAY. Mas essa frase é mais do que um mero bordão. É uma afirmação de fé, mas não de uma fé cega, e sim de uma confiança sólida e firme como uma pedra, baseada na experiência com o Criador. Certamente se você olhar para trás na sua vida, você verá momentos em que o Eterno te ajudou de maneira extraordinária. Mas, onde estão as pedras? Sem as pedras, isto é, os marcos que ajudam a manter o foco da fé, nos lembrando daquilo que o Eterno fez por nós, corremos o risco de nos perder no esquecimento que vem com as novas angústias. Lembre-se com gratidão sobre aquilo que ocorreu no passado, e o Eterno te abençoará no presente.

© 5776 – Qol haTorá (www.judeu.org) – Permitida a reprodução se os créditos forem mantidos.

Comentários

comments